Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade
Tema: Conceitos Gerais, Planejamento e Controle.
Introdução
Planejar sempre foi uma necessidade do homem. Desde tempos imemoriais o ser humano procura precaver-se das surpresas desagradáveis tomando medidas preventivas contra toda sorte de danos que possam prejudicar o resultado de seu intento. O homem pré-histórico era nômade e deslocava-se sempre que os recursos (caça e frutos) se esgotavam na região onde vivia. Depois, ele domesticou animais entrando na era pastoril, porém continuou nômade porque necessitava de pastagens para seus rebanhos e ainda hoje, temos tribos no norte da África e estepes asiáticas que mantém esta tradição.
Na era agrícola o homem deixou de ser errante e fixou-se, começou a plantar, sendo a cultura de alimentos a primeira atividade planejada do ser humano. Então, o agricultor precisou estocar sementes, respeitar a data de plantio, preparar do solo, prover a irrigação, colher e armazenar.
A agricultura foi a primeira atividade produtiva do homem onde ele, pelo seqüenciamento racional de atividades, obteve resultados almejados.
Conceito
“Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio),
“Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss)
“O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”. (FRIEDMAN, 1960)
Quando o planejamento consiste em medidas de resultados a longo prazo visando implementar estratégias e almejando a vantagem competitiva das organizações e aumentando seu poderio em relação à concorrência, denomina-se o Planejamento Estratégico.
Se constituído de ações que impetrem medidas que redundam em retornos de médio prazo objetivando melhorias no produto ou serviço através de adoção de novas metodologias e tecnologias restritos a um departamento ou mais, denomina-se Planejamento Tático.
Medidas imediatistas (curto prazo) visando correções de desvios ou o acompanhamento de processos restritas à setores ou seções, denomina-se Planejamento Operacional.
O Planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende:
•Prevenir surpresas, obstáculos ... previsibilidade
• Antecipar-se aos problemas ... pró-atividade
• Noção das demandas ... eficiência
• Fazer o que é certo ... eficácia
• Fazer o que tem que ser feito ... efetividade.
No planejamento, deve-se ter em conta a:
• Viabilidade Econômica: diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc.
• Viabilidade Técnica: o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria-prima, equipamentos, know-how e de pessoal especializado etc.
• Viabilidade Política e Institucional: considerar a situação legal, a aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo processo.
"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes". PETER DRUCKER
A necessidade de planejar
Toda atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo é uma atividade aleatória que conduz em geral, o indivíduo e as organizações a destinos inesperados, decepcionantes e via de regra a situações piores que aquelas anteriormente existentes.
Inúmeros são os prejuízos resultantes da falta de planejamento:
• aumento dos custos (prejuízos)
• aumentos do prazo de conclusão (atrasos)
• descumprimento do contrato (multas)
• perda de credibilidade (imagem)
• e por fim . . . perda do cliente !!!
O planejamento surge da necessidade de gerenciarmos um projeto ou processo e seu produto é um plano onde relacionamos:
• escopo: objetivos a serem alcançados, abrangência;
• ordenação: seqüenciamento e precedência de execução das atividades,
• visão: fatores críticos de sucesso - condições essências,
• previsibilidade: riscos e incertezas no desenvolvimento,
• variabilidade: prazos e folgas de cada atividade,
• quantificação: recursos necessários e disponíveis,
• aquisições: obtenção de bens e serviços externos,
• qualidade: garantia no atendimento das necessidades,
• programação: datas de início, término e datas-limite de cada atividade,
• atribuições: responsáveis pela condução e execução,
• integração: comunicação aos envolvidos.
Controle
“Monitoração, fiscalização ou exame minucioso, que obedece à determinadas expectativas, normas, convenções, etc”. (Houaiss)
Conjunto de etapas de:
• acompanhamento: medição, coleta e registro de informações resultantes da execução de uma tarefa,
• avaliação dos dados coletados (desvios, erros, perdas...),
• análise e divulgação das informações resultantes da avaliação (feedback).
O controle previne que os erros se propaguem pelas várias etapas e se corrijam falhas do planejamento a tempo de se recuperar prazos para atingir os objetivos inicialmente definidos, devendo ser:
• contínuo: ocorrer ao longo de todo o processo,
• interativo: concomitante com as ações planejadas (tempo real)
• iterativo: ser repetitivo,
• permanente: não deve ser interrompido,
• eficaz: apontar que o andamento das ações está em concordância com o planejado (ou corrigir os problemas).
A detecção dos problemas (falhas / atrasos) é facilitada pela adoção de indicadores de desempenho e / ou resultados que provêem referenciais de acompanhamento e aferição das ações, nas perspectivas:
• temporais (prazos)
• dimensionais (qualidade)
• ambientais (riscos)
• quantitativas (produtividade, capacidade...)
Conclusões:
O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer. . .
O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas.
Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer.
O planejamento não é uma iniciativa onde pretende-se acertar tudo e sempre mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos.
Planejar sempre foi uma necessidade do homem. Desde tempos imemoriais o ser humano procura precaver-se das surpresas desagradáveis tomando medidas preventivas contra toda sorte de danos que possam prejudicar o resultado de seu intento. O homem pré-histórico era nômade e deslocava-se sempre que os recursos (caça e frutos) se esgotavam na região onde vivia. Depois, ele domesticou animais entrando na era pastoril, porém continuou nômade porque necessitava de pastagens para seus rebanhos e ainda hoje, temos tribos no norte da África e estepes asiáticas que mantém esta tradição.
Na era agrícola o homem deixou de ser errante e fixou-se, começou a plantar, sendo a cultura de alimentos a primeira atividade planejada do ser humano. Então, o agricultor precisou estocar sementes, respeitar a data de plantio, preparar do solo, prover a irrigação, colher e armazenar.
A agricultura foi a primeira atividade produtiva do homem onde ele, pelo seqüenciamento racional de atividades, obteve resultados almejados.
Conceito
“Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio),
“Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss)
“O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”. (FRIEDMAN, 1960)
Quando o planejamento consiste em medidas de resultados a longo prazo visando implementar estratégias e almejando a vantagem competitiva das organizações e aumentando seu poderio em relação à concorrência, denomina-se o Planejamento Estratégico.
Se constituído de ações que impetrem medidas que redundam em retornos de médio prazo objetivando melhorias no produto ou serviço através de adoção de novas metodologias e tecnologias restritos a um departamento ou mais, denomina-se Planejamento Tático.
Medidas imediatistas (curto prazo) visando correções de desvios ou o acompanhamento de processos restritas à setores ou seções, denomina-se Planejamento Operacional.
O Planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende:
•Prevenir surpresas, obstáculos ... previsibilidade
• Antecipar-se aos problemas ... pró-atividade
• Noção das demandas ... eficiência
• Fazer o que é certo ... eficácia
• Fazer o que tem que ser feito ... efetividade.
No planejamento, deve-se ter em conta a:
• Viabilidade Econômica: diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc.
• Viabilidade Técnica: o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria-prima, equipamentos, know-how e de pessoal especializado etc.
• Viabilidade Política e Institucional: considerar a situação legal, a aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo processo.
"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes". PETER DRUCKER
A necessidade de planejar
Toda atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo é uma atividade aleatória que conduz em geral, o indivíduo e as organizações a destinos inesperados, decepcionantes e via de regra a situações piores que aquelas anteriormente existentes.
Inúmeros são os prejuízos resultantes da falta de planejamento:
• aumento dos custos (prejuízos)
• aumentos do prazo de conclusão (atrasos)
• descumprimento do contrato (multas)
• perda de credibilidade (imagem)
• e por fim . . . perda do cliente !!!
O planejamento surge da necessidade de gerenciarmos um projeto ou processo e seu produto é um plano onde relacionamos:
• escopo: objetivos a serem alcançados, abrangência;
• ordenação: seqüenciamento e precedência de execução das atividades,
• visão: fatores críticos de sucesso - condições essências,
• previsibilidade: riscos e incertezas no desenvolvimento,
• variabilidade: prazos e folgas de cada atividade,
• quantificação: recursos necessários e disponíveis,
• aquisições: obtenção de bens e serviços externos,
• qualidade: garantia no atendimento das necessidades,
• programação: datas de início, término e datas-limite de cada atividade,
• atribuições: responsáveis pela condução e execução,
• integração: comunicação aos envolvidos.
Controle
“Monitoração, fiscalização ou exame minucioso, que obedece à determinadas expectativas, normas, convenções, etc”. (Houaiss)
Conjunto de etapas de:
• acompanhamento: medição, coleta e registro de informações resultantes da execução de uma tarefa,
• avaliação dos dados coletados (desvios, erros, perdas...),
• análise e divulgação das informações resultantes da avaliação (feedback).
O controle previne que os erros se propaguem pelas várias etapas e se corrijam falhas do planejamento a tempo de se recuperar prazos para atingir os objetivos inicialmente definidos, devendo ser:
• contínuo: ocorrer ao longo de todo o processo,
• interativo: concomitante com as ações planejadas (tempo real)
• iterativo: ser repetitivo,
• permanente: não deve ser interrompido,
• eficaz: apontar que o andamento das ações está em concordância com o planejado (ou corrigir os problemas).
A detecção dos problemas (falhas / atrasos) é facilitada pela adoção de indicadores de desempenho e / ou resultados que provêem referenciais de acompanhamento e aferição das ações, nas perspectivas:
• temporais (prazos)
• dimensionais (qualidade)
• ambientais (riscos)
• quantitativas (produtividade, capacidade...)
Conclusões:
O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer. . .
O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas.
Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer.
O planejamento não é uma iniciativa onde pretende-se acertar tudo e sempre mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos.
QUALIDADE - CONCEITO E DEFINIÇÃO
1 – Conceito:
O termo
qualidade é utilizado numa infinidade de situações. Fala-se, por
exemplo, de qualidade de vida, da qualidade do ensino, da qualidade de um
atendimento. E, observa-se, sempre, que o que chamamos de qualidade, em
qualquer situação, depende sempre de alguns fatores, que, se alterados, podem
modificar a nossa percepção da qualidade. Podemos citar exemplos
prosaicos. Se vamos a um supermercado, um veículo de qualidade pode ser
um carro comum que tenha um bom porta-malas. Embora, de uma maneira
geral, um carro super esportivo, de marca conceituada seja, quase sempre,
considerado de maior valor, de maior qualidade, como um veículo em si, em
situações particulares, onde se considere como importante, o fator de
capacidade de carga, ele, com certeza, será preterido em favor do veículo
comum. Por outro lado, dependendo do indivíduo, a noção de qualidade
pode ser diferente daquela de uma outra pessoa. Se, por exemplo, o preço
de um produto é um fator limitante, a sua exigência, pelo desempenho de um
produto, não será a mesma de uma outra pessoa, que tenha limites financeiros
maiores.
Tendo-se
em vista essa variabilidade, a ASQ (American Society for Quality – Sociedade
Americana para a Qualidade), apresenta o seguinte conceito:
“ Qualidade –
Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria
definição. Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois
significados:
1 – As
características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou sustentação), à
sua habilidade em satisfazer requisitos especificados ou necessidades
implícitas e;
2 – Um produto
ou serviço livre de deficiências.”
Como se
vê, a definição pode variar de acordo com o âmbito no qual
o termo é empregado. Talvez a melhor das definições, por ser a mais ampla e
aplicável a uma variedade de situações é a de Juran: Qualidade é a adequação ao
uso. Pode-se aplicá-la, seja a situações do cotidiano, quanto a situações mais
específicas, como, por exemplo, num processo de fabricação. Nesse caso, a
definição de Crosby, conformidade com os requisitos, é uma variação mais
restritivas da definição de Juran.
Considerando-se,
contudo, o Sistema de Gestão da Qualidade, hoje amplamente aplicável, sob os
requisitos da ISO 9000, a
definição normativa é: qualidade é o grau no qual um conjunto de
características inerentes, satisfaz a requisitos (ABNT NBR ISO 9000:2005),
sendo que características, segundo a mesma norma são propriedades
diferenciadoras, podendo as características serem de diferentes tipos, como
físicas, sensoriais, comportamentais, temporais, ergonômicas ou funcionais.
2 – Breve
Histórico da Evolução da Qualidade.
A
qualidade, inicialmente, tinha uma conotação artesanal, ou seja, dependia
daquele que executasse determinada atividade ou produzisse algo. Assim,
por exemplo, tínhamos os violinos Stradivarius.
Com a revolução
industrial na Inglaterra, com a utilização de fábricas, iniciou-se a ênfase na
inspeção do produto e, no início do século 20, os fabricantes começaram a
introduzir a qualidade dos processos entre as suas práticas da qualidade.
Com a sofisticação dos processos produtivos, onde componentes de um mesmo
equipamento final, eram fabricados em localidades diversas, tomou força o uso
de normas aplicáveis aos diversos tipos de fornecimentos, como as
“military standards” americanas. Um outro exemplo foram os
"Dezoito Critérios de Garantia da Qualidade”, aplicáveis á
construção de usinas nucleares, atividade em pleno desenvolvimento nos Estados
Unidos, no final dos anos sessenta e início dos anos 70.
Hoje em dia,
com a percepção clara de que uma qualidade consistente deve estar presente nos
produtos e serviços que utilizamos, tem-se a adoção universal das Normas ISO,
série 9000. E se considerarmos que mais e mais, tem-se noção da
importância da conservação e melhoria do ambiente do nosso planeta, observa-se
a extensão dos conceitos de gestão da qualidade para a gestão ambiental (além,
naturalmente das diversas leis relativas ao meio ambiente).
Deve-se observar, enfim, que alguns
requisitos da qualidade da ISO, para atividades que envolvem segurança para o
público, tal como a indústria nuclear, não são considerados suficientemente
restritivos e devem ser complementados com requisitos adicionais. A Agência
Internacional de Energia Atômica (IAEA) e a Comissão Regulatória Nuclear (NRC)
nos Estados Unidos, já publicaram estudos comparativos entre a ISO e seus
documentos e fazem algumas recomendações. Também nos Estados Unidos, busca-se
requisitos adicionais para a indústria aeronáutica.
3 - Custos da Qualidade
O termo
"custos da qualidade", não se aplica, únicamente, ao estabelecimento
de um sistema, através do qual, consiga-se obter a qualidade desejada, ou
especificada. Na verdade, custos da qualidade, referem-se à diferença dos
custos relativos à implantação e manutenção de tal sistema e os custos
decorrentes da "não qualidade", que resultam em produtos rejeitados
pela produção, produtos devolvidos pelos consumidores, custos de reparo, custos
de retrabalhos, custos de garantia, receitas perdidas devido à perda de
credibilidade do fonecedor e outros. Assim sendo, fazendo-se uma análise
criteriosa, pode-se verificar que, sempre, é vantajoso o estabelecimento e
implementação de um sistema que proporcione um grau de qualidade compatível com
o produto (ou serviço), sendo oferecido.
4 - Termos
Relativos à Qualidade
Existem alguns
termos relacionados com a qualidade. Entre ele podemos citar o controle
da qualidade, o sistema de garantia da qualidade e o sistema de gestão da
qualidade. O controle da qualidade, consiste em ações de garantia
da qualidade que proporcionam meios para controlar e medir as características
de um item, processo ou instalação de acordo com requisitos estabelecidos,
incluindo-se aqueles de qualificação do pessoal que executam essas atividades.
Isso significa que o controle da qualidade tem mais a ver com o produto
em si. Já um sistema de garantia da qualidade, é um conjuntode medidas
desenvolvidas por uma organização, no sentido de promover a integração dos elementos
relacionados com: o planejamento estratégico, a estruturação organizacional, a
definição de responsabilidades e atribuições de indivíduos ou grupos, a adoção
de procedimentos administrativos e executivos requeridos, a utilização de
métodos e processos apropriados e a alocação dos recursos materiais e humanos,
necessários para permitir uma implementação efetiva das ações de garantia da
qualidade aplicáveis ao produto, ou serviço. Considerando-se que garantia da
qualidade é o conjunto das ações sistemáticas e planejadas, necessárias para
proporcionar confiança adequada de que uma estrutura, sistema, componente ou
instalação, ou serviço, funcionarão adequadamente, verifica-se que a definição
de sistema de garantia da qualidade é um detalhamento da definição da ISO 9000,
que define sistemas de gestão da qualidade, como a parte do sistema de
gestão de uma organização, utilizada para desenvolver e implementar a sua
política da qualidade e para dirigir e controlar a organização no que diz
respeito à qualidade.
Esta pesquisa vai ajudar ao grupo 5, porém não tira o dever do grupo de efetuar sua pesquisa.
ResponderExcluirpresente
ResponderExcluirA 5ºesquisa informa sobre planejar, praticamente tudo que fazemos, planejamos antes de ser realizado, este conceito também é usado no SGQ.
ResponderExcluirAtc,
Marcio
RA:2106181893
show de bola ! vamos la qualidade!
ResponderExcluirPresente.
ResponderExcluirEsta ficando bom este blog..
ResponderExcluirA pesquisa está excelente, parabens!
ResponderExcluirMarcando Presença...
ResponderExcluirOK, ficou bom!!
ResponderExcluirPassando p/ marcar presença!!!
ResponderExcluirBom conteúdo!!!
Boa!!!
ResponderExcluirFicou legal mesmo!
ResponderExcluirPARABENS FICOU 10!
ResponderExcluirEste BLOG é uma fonte de conhecimento e de consulta.
ResponderExcluirParabens!
ResponderExcluirO BLOG esta muito bom galera!
ResponderExcluirFicou bom este trabalho e os demais.
ResponderExcluirANDERSON RIOS
Parabens!!!!!!!!!
ResponderExcluirGostei das pesquisas, isto ajuda no desenvolvimento da turma.
ResponderExcluirOtima pesquisa!
ResponderExcluirParabens Paulo Cesar, este BLOG está um sucesso.
ResponderExcluirGostei das pesquisas, parabens
ResponderExcluirLegal !!!!!
ResponderExcluirFicou ótimo.
ResponderExcluir