sábado, 24 de março de 2012

Manual de orientação para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso




Caros alunos,



As presentes orientações têm por objetivo nortear sua produção acadêmica no que diz respeito às normas a serem seguidas. Tais normas devem ser utilizadas na formulação de seu artigo científico, a ser entregue à Faculdade Anhanguera de Santo André.



Buscando auxiliá-lo na elaboração de seu projeto de pesquisa e na seqüência do seu trabalho, vamos mostrar como você deve trabalhar, seguindo determinados passos.

Assim, esperamos contribuir para facilitar essa importante tarefa – que é uma das exigências para a conclusão do seu curso.



Os Alunos dos Grupos precisam elaborar um projeto de pesquisa que irá culminar na produção do artigo científico. Após ter elaborado seu projeto conforme orientações, os alunos dos Grupos irão escrever o seu artigo.







Etapas da construção do projeto de pesquisa



Primeiro passo: Escolha do tema Consiste na descrição do objeto de estudo, evidenciando qual a pesquisa pretendida.



Os pesquisadores devem levar em conta sua formação e/ou experiência profissional,

sua disponibilidade de tempo, bem como as suas concepções e tendências pessoais.



Se seu tema é muito amplo, você deve restringi-lo ou delimitá-lo, isto é, definir o que de fato deseja pesquisar, indagar, estudar, questionar, identificar, utilizar, esclarecer, aprofundar, aplicar etc.



Segundo passo: Problematização (ou situação-problema)

          Feita a escolha do tema, em seguida se efetuará a definição do problema (questão não resolvida que é o objetivo de discussão em qualquer área do conhecimento). A formulação do problema deve ser interrogativa, usando uma linguagem clara e objetiva.



Terceiro passo: Justificativa

         Após definir o problema da pesquisa, cabe aos alunos justificar as razões de sua escolha, ou seja, porque faz tal pesquisa, quais serão as contribuições de sua pesquisa para a área do conhecimento em que se insere, sua relevância sob o ponto de vista social e cientifico.



Quarto passo: Definição dos objetivos

          Os objetivos de estudo definem aonde se quer chegar com a pesquisa: para que fazer esse trabalho? Seu objetivo deve se referir ao saber – investigar, inquirir, indagar, estudar, pesquisar, questionar, identificar, utilizar, esclarecer, aprofundar, aplicar etc.



Objetivo geral

           O objetivo geral deve explicitar o que você pretende no seu trabalho.



Objetivos específicos

          Para o cumprimento do objetivo geral, os objetivos específicos devem manifestar as etapas previstas para completar a finalidade da proposta.



Quinto passo: questões a investigar ou hipóteses

          Quando o trabalho é uma pesquisa experimental, as questões se relacionam com o problema a ser defendido ou explicado. Qual a minha resposta provisória para o problema? As respostas são provisórias porque ainda não foram pesquisadas nem demonstradas. Assim, a investigação e a continuidade do processo de pesquisa irão explicar a hipótese, sua necessidade, sua verificação, sua comprovação ou falsidade.



No trabalho científico, as hipóteses ou questões a serem investigadas devem funcionar como explicação criativa e provisória de um fenômeno, até que os fatos, os dados evidenciados pela pesquisa venham a contradizê-la ou confirmá-la. Assim, as questões a investigar têm a função de orientar o pesquisador na direção daquilo que pretende explicitar ou demonstrar com a pesquisa.

Quando o trabalho for de natureza qualitativa, você deverá discorrer sobre o tema escolhido, aprofundando esse tema com as leituras realizadas.



Sexto Passo: Revisão de literatura ou fundamentação teórica

          Para direcionar o seu estudo, você deve fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o problema a ser pesquisado, o que envolverá uma revisão da literatura sobre o tema escolhido.

Escolhido o tema e, por meio da Problematização (definição do problema ou questão a ser investigada), esse tema tendo se tornado passível de ser pesquisado, deve-se agora desenvolver a fundamentação teórica. Devem ser investigadas as teorias, as teses, os pontos de vista existentes sobre o tema a ser pesquisado, os quais servirão de base ao seu estudo.



Sétimo passo: A metodologia é utilizada para facilitar o cumprimento dos objetivos. Pergunta-se: para realizar a pesquisa em torno de meu tema – problema/objetivo/

hipótese –, que procedimentos devo adotar? Como fazer para realizar a investigação?

Que passos devem ser dados? Nesse momento, é interessante consultar um livro de metodologia da pesquisa (vários deles são indicados nas Referências) para conhecer os métodos (os procedimentos mais amplos de raciocínio) e as técnicas (os procedimentos mais restritos, que se concretizam por meio de instrumentos adequados). Então, você

descobrirá qual a melhor metodologia a ser utilizada na sua investigação.



Oitavo passo: Cronograma de execução

          É o controle do tempo necessário para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa: como vou distribuir esse tempo? Em quanto tempo farei o trabalho? Que etapas serão agendadas durante a pesquisa?

O cronograma de execução deve ser elaborado com base nos prazos de orientação/

elaboração estabelecidos no calendário do curso.



Nono passo: Referência

          Consulta a todas as referências que possam esclarecer o problema a ser pesquisado: livros, revistas técnicas, periódicos, sites, fichário de biblioteca etc.

9 comentários:

  1. FELIPE - RA 210718347331 de março de 2012 às 09:53

    Achei interessante as informações...

    ResponderExcluir
  2. HENRIQUE - RA 210117582331 de março de 2012 às 09:54

    Galera, ficou 10

    ResponderExcluir
  3. Ficou legal mesmo

    ResponderExcluir
  4. TATIANE - RA 210418194131 de março de 2012 às 11:27

    Equipe, estão de parabens

    ResponderExcluir
  5. VINICIUS - RA 214321979831 de março de 2012 às 11:28

    Gente, ficou legal mesmo.

    ResponderExcluir
  6. VINICIUS - RA 214321979831 de março de 2012 às 11:29

    Gente, ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, este BLOG é nosso, pena que demoramos muito para entender a necessidade de se comunicarmos online.

    Agradeço a "Todos" que vem participando e divulgando esta ferramenta.

    Parabens ao professor Roberto pela iniciativa de criação do BLOG, com este link integramos a classe em tão pouco tempo.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Paulo Martins RA: 21071905202 de abril de 2012 às 06:08

    Nota 10!!!

    ResponderExcluir
  9. Tâmara Mucciarelli2 de abril de 2012 às 17:36

    Está realmente bom, desta meneira tornou-se mais prazeroso nosso aprendizado, uma vez que obtemos mais uma ferramenta para a divulgação de tópicos importantes.

    ResponderExcluir