sábado, 31 de março de 2012

5ª Pesquisa: Conceitos Gerais, Planejamento e Controle

Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade


Tema: Conceitos Gerais, Planejamento e Controle.

Introdução
Planejar sempre foi uma necessidade do homem. Desde tempos imemoriais o ser humano procura precaver-se das surpresas desagradáveis tomando medidas preventivas contra toda sorte de danos que possam prejudicar o resultado de seu intento. O homem pré-histórico era nômade e deslocava-se sempre que os recursos (caça e frutos) se esgotavam na região onde vivia. Depois, ele domesticou animais entrando na era pastoril, porém continuou nômade porque necessitava de pastagens para seus rebanhos e ainda hoje, temos tribos no norte da África e estepes asiáticas que mantém esta tradição.
Na era agrícola o homem deixou de ser errante e fixou-se, começou a plantar, sendo a cultura de alimentos a primeira atividade planejada do ser humano. Então, o agricultor precisou estocar sementes, respeitar a data de plantio, preparar do solo, prover a irrigação, colher e armazenar.
A agricultura foi a primeira atividade produtiva do homem onde ele, pelo seqüenciamento racional de atividades, obteve resultados almejados.

Conceito
“Planejar é elaborar um roteiro de ações para se atingir um determinado fim”. (Aurélio),
“Planejar é a determinação de um conjunto de procedimentos, de ações (por uma empresa, um órgão do governo etc.), visando à realização de determinado projeto; planificação”. (Houaiss)
“O planejamento é uma atribuição pela qual o homem, agindo em conjunto e através da manipulação e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins já anteriormente por ele mesmo especificados”. (FRIEDMAN, 1960)
Quando o planejamento consiste em medidas de resultados a longo prazo visando implementar estratégias e almejando a vantagem competitiva das organizações e aumentando seu poderio em relação à concorrência, denomina-se o Planejamento Estratégico.
Se constituído de ações que impetrem medidas que redundam em retornos de médio prazo objetivando melhorias no produto ou serviço através de adoção de novas metodologias e tecnologias restritos a um departamento ou mais, denomina-se Planejamento Tático.
Medidas imediatistas (curto prazo) visando correções de desvios ou o acompanhamento de processos restritas à setores ou seções, denomina-se Planejamento Operacional.
O Planejamento viabiliza a visão antecipada das ações desencadeadas ao longo de um processo, utilizando-se de todos os meios disponíveis para se atingir os fins que se pretende:
•Prevenir surpresas, obstáculos ... previsibilidade
• Antecipar-se aos problemas ... pró-atividade
• Noção das demandas ... eficiência
• Fazer o que é certo ... eficácia
• Fazer o que tem que ser feito ... efetividade.
No planejamento, deve-se ter em conta a:
• Viabilidade Econômica: diz respeito aos custos e receitas envolvidos no projeto, às condições de financiamento, à capacidade de pagamento, etc.
• Viabilidade Técnica: o planejamento deve ser compatível com a disponibilidade de matéria-prima, equipamentos, know-how e de pessoal especializado etc.
• Viabilidade Política e Institucional: considerar a situação legal, a aceitabilidade do plano pelos responsáveis por sua execução e pelos que serão atingidos pelo processo.
"O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes". PETER DRUCKER

A necessidade de planejar
Toda atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo é uma atividade aleatória que conduz em geral, o indivíduo e as organizações a destinos inesperados, decepcionantes e via de regra a situações piores que aquelas anteriormente existentes.
Inúmeros são os prejuízos resultantes da falta de planejamento:
• aumento dos custos (prejuízos)
• aumentos do prazo de conclusão (atrasos)
• descumprimento do contrato (multas)
• perda de credibilidade (imagem)
• e por fim . . . perda do cliente !!!
O planejamento surge da necessidade de gerenciarmos um projeto ou processo e seu produto é um plano onde relacionamos:
• escopo: objetivos a serem alcançados, abrangência;
• ordenação: seqüenciamento e precedência de execução das atividades,
• visão: fatores críticos de sucesso - condições essências,
• previsibilidade: riscos e incertezas no desenvolvimento,
• variabilidade: prazos e folgas de cada atividade,
• quantificação: recursos necessários e disponíveis,
• aquisições: obtenção de bens e serviços externos,
• qualidade: garantia no atendimento das necessidades,
• programação: datas de início, término e datas-limite de cada atividade,
• atribuições: responsáveis pela condução e execução,
• integração: comunicação aos envolvidos.

Controle
“Monitoração, fiscalização ou exame minucioso, que obedece à determinadas expectativas, normas, convenções, etc”. (Houaiss)
Conjunto de etapas de:
• acompanhamento: medição, coleta e registro de informações resultantes da execução de uma tarefa,
• avaliação dos dados coletados (desvios, erros, perdas...),
• análise e divulgação das informações resultantes da avaliação (feedback).
O controle previne que os erros se propaguem pelas várias etapas e se corrijam falhas do planejamento a tempo de se recuperar prazos para atingir os objetivos inicialmente definidos, devendo ser:
• contínuo: ocorrer ao longo de todo o processo,
• interativo: concomitante com as ações planejadas (tempo real)
• iterativo: ser repetitivo,
• permanente: não deve ser interrompido,
• eficaz: apontar que o andamento das ações está em concordância com o planejado (ou corrigir os problemas).
A detecção dos problemas (falhas / atrasos) é facilitada pela adoção de indicadores de desempenho e / ou resultados que provêem referenciais de acompanhamento e aferição das ações, nas perspectivas:
• temporais (prazos)
• dimensionais (qualidade)
• ambientais (riscos)
• quantitativas (produtividade, capacidade...)

Conclusões:
O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as ações devem acontecer. . .
O controle investiga e avalia os resultados das ações procurando corrigir as falhas em tempo hábil e registrando as lições aprendidas.
Não adianta planejar o que não vai ser controlado nem controlar o que não sabemos como vai acontecer.
O planejamento não é uma iniciativa onde pretende-se acertar tudo e sempre mas sim, minimizar decepções e prejuízos visando maior eficiência e eficácia nos projetos e processos.


QUALIDADE - CONCEITO E DEFINIÇÃO


1 – Conceito:

O termo qualidade é utilizado  numa infinidade de situações.  Fala-se, por exemplo, de qualidade de vida, da qualidade do ensino, da qualidade de um atendimento. E, observa-se, sempre, que o que chamamos de qualidade, em qualquer situação, depende sempre de alguns fatores, que, se alterados, podem modificar a nossa percepção da qualidade.  Podemos citar exemplos prosaicos.  Se vamos a um supermercado, um veículo de qualidade pode ser um carro comum que tenha um bom porta-malas.  Embora, de uma maneira geral, um carro super esportivo, de marca conceituada seja, quase sempre, considerado de maior valor, de maior qualidade, como um veículo em si, em situações particulares, onde se considere como importante, o fator de capacidade de carga, ele, com certeza, será preterido em favor do veículo comum.  Por outro lado, dependendo do indivíduo, a noção de qualidade pode ser diferente daquela de uma outra pessoa.  Se, por exemplo, o preço de um produto é um fator limitante, a sua exigência, pelo desempenho de um produto, não será a mesma de uma outra pessoa, que tenha limites financeiros maiores.

 Tendo-se em vista essa variabilidade, a ASQ (American Society for Quality – Sociedade Americana para a Qualidade), apresenta o seguinte conceito:

“ Qualidade – Um termo subjetivo, para o qual cada pessoa, ou setor, tem a sua própria definição.  Em sua utilização técnica, a qualidade pode ter dois significados:

1 – As características de um produto ou serviço, que dão suporte (ou sustentação), à sua habilidade em satisfazer requisitos especificados ou necessidades implícitas e;

2 – Um produto ou serviço livre de deficiências.”

 Como se vê, a definição pode variar de acordo com o âmbito no qual o termo é empregado. Talvez a melhor das definições, por ser a mais ampla e aplicável a uma variedade de situações é a de Juran: Qualidade é a adequação ao uso. Pode-se aplicá-la, seja a situações do cotidiano, quanto a situações mais específicas, como, por exemplo, num processo de fabricação. Nesse caso, a definição de Crosby, conformidade com os requisitos, é uma variação mais restritivas da definição de Juran.

Considerando-se, contudo, o Sistema de Gestão da Qualidade, hoje amplamente aplicável, sob os requisitos da ISO 9000, a definição normativa é: qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes, satisfaz a requisitos (ABNT NBR ISO 9000:2005), sendo que características, segundo a mesma norma são propriedades diferenciadoras, podendo as características serem de diferentes tipos, como físicas, sensoriais, comportamentais, temporais, ergonômicas ou funcionais.

 2 – Breve Histórico da Evolução da Qualidade.

 A qualidade, inicialmente, tinha uma conotação artesanal, ou seja, dependia daquele que executasse determinada atividade ou produzisse algo.  Assim, por exemplo, tínhamos os violinos Stradivarius.

Com a revolução industrial na Inglaterra, com a utilização de fábricas, iniciou-se a ênfase na inspeção do produto e, no início do século 20, os fabricantes começaram a introduzir a qualidade dos processos entre as suas práticas da qualidade.  Com a sofisticação dos processos produtivos, onde componentes de um mesmo equipamento final, eram fabricados em localidades diversas, tomou força o uso de normas aplicáveis aos diversos tipos de fornecimentos, como as  “military standards” americanas.  Um outro exemplo foram os  "Dezoito Critérios de Garantia da Qualidade”, aplicáveis á construção de usinas nucleares, atividade em pleno desenvolvimento nos Estados Unidos, no final dos anos sessenta e início dos anos 70.

Hoje em dia, com a percepção clara de que uma qualidade consistente deve estar presente nos produtos e serviços que utilizamos, tem-se a adoção universal das Normas ISO, série 9000.  E se considerarmos que mais e mais, tem-se noção da importância da conservação e melhoria do ambiente do nosso planeta, observa-se a extensão dos conceitos de gestão da qualidade para a gestão ambiental (além, naturalmente das diversas leis relativas ao meio ambiente).

Deve-se observar, enfim, que alguns requisitos da qualidade da ISO, para atividades que envolvem segurança para o público, tal como a indústria nuclear, não são considerados suficientemente restritivos e devem ser complementados com requisitos adicionais. A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e a Comissão Regulatória Nuclear (NRC) nos Estados Unidos, já publicaram estudos comparativos entre a ISO e seus documentos e fazem algumas recomendações. Também nos Estados Unidos, busca-se requisitos adicionais para a indústria aeronáutica.


3 - Custos da Qualidade

O termo "custos da qualidade", não se aplica, únicamente, ao estabelecimento de um sistema, através do qual, consiga-se obter a qualidade desejada, ou especificada.  Na verdade, custos da qualidade, referem-se à diferença dos custos relativos à implantação e manutenção de tal sistema e os custos decorrentes da "não qualidade", que resultam em produtos rejeitados pela produção, produtos devolvidos pelos consumidores, custos de reparo, custos de retrabalhos, custos de garantia, receitas perdidas devido à perda de credibilidade do fonecedor e outros.  Assim sendo, fazendo-se uma análise criteriosa, pode-se verificar que, sempre, é vantajoso o estabelecimento e implementação de um sistema que proporcione um grau de qualidade compatível com o produto (ou serviço), sendo oferecido.

4 - Termos Relativos à Qualidade

Existem alguns termos relacionados com a qualidade.  Entre ele podemos citar o controle da qualidade, o sistema de garantia da qualidade e o sistema de gestão da qualidade.  O controle da qualidade, consiste em  ações de garantia da qualidade que proporcionam meios para controlar e medir as características de um item, processo ou instalação de acordo com requisitos estabelecidos, incluindo-se aqueles de qualificação do pessoal que executam essas atividades.  Isso significa que o controle da qualidade tem mais a ver com o produto em si.  Já um sistema de garantia da qualidade, é um conjuntode medidas desenvolvidas por uma organização, no sentido de promover a integração dos elementos relacionados com: o planejamento estratégico, a estruturação organizacional, a definição de responsabilidades e atribuições de indivíduos ou grupos, a adoção de procedimentos administrativos e executivos requeridos, a utilização de métodos e processos apropriados e a alocação dos recursos materiais e humanos, necessários para permitir uma implementação efetiva das ações de garantia da qualidade aplicáveis ao produto, ou serviço. Considerando-se que garantia da qualidade é o conjunto das ações sistemáticas e planejadas, necessárias para proporcionar confiança adequada de que uma estrutura, sistema, componente ou instalação, ou serviço, funcionarão adequadamente, verifica-se que a definição de sistema de garantia da qualidade é um detalhamento da definição da ISO 9000, que define sistemas de gestão da qualidade, como a  parte do sistema de gestão de uma organização, utilizada para desenvolver e implementar a sua política da qualidade e para dirigir e controlar a organização no que diz respeito à qualidade.

domingo, 25 de março de 2012

4ª Pesquisa: Gestão da Qualidade.


Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade





Tema: Gestão da Qualidade.



Gestão da Qualidade

A qualidade é hoje uma das principais estratégias competitivas para as mais diversas empresas de setores distintos, estando intimamente ligada à produtividade, melhoria de resultados e aumento de lucros através de redução de perdas e do desperdício, do envolvimento de todos na empresa e conseqüente motivação.

O conceito de qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente ele evoluiu para a visão de satisfação do cliente, ampliando o horizonte de fatores para além das especificações. Paralelamente, surgiu a visão de que a qualidade é fundamental no posicionamento estratégico da empresa perante o mercado. Hoje, qualidade representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional.



O que é gestão de qualidade?
Por Dra. Célia Wada para a revista Rede Industrial


Toda gestão é uma “atitude” de administração voltada ao estudo do risco, qualquer que seja o procedimento estudado.

Falamos, por exemplo, em Gestão Ambiental, que é um termo muito usado ultimamente, essa gestão,  é uma administração voltada ao  risco que o Meio Ambiente pode sofrer mediante um dado procedimento.

Com relação à “qualidade”, nesse caso a análise do risco está baseada no procedimento ou no resultado do procedimento esperado. Quando nos referimos à gestão da  qualidade, temos que determinar, ainda, qualidade com relação “a que?” qualidade de atendimento, qualidade de produto, qualidade de procedimento, enfim, qualidade relativa ao processo.

Por essas nuances variadas hoje já falamos em Gestão de Qualidade Total.  A gestão da qualidade total é uma estratégia de administração orientada a criar consciência de qualidade em todos os processos organizacionais.  Essa gestão tem sido amplamente utilizada em indústria, educação, governo e serviços. Chama-se total porque o seu objetivo é a implicação não só da empresa inteira mais também a organização estendida: fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

Toda Gestão é um mecanismo de Prevenção.

Como toda gestão, a Gestão de Qualidade é composta de estágios tais como: análise geral do processo,  planejamento, organização, controle, implementação, análise de indicadores e educação continuada.
Atualmente a gestão da qualidade está sendo uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços.
A conscienciatização para a qualidade e o reconhecimento de sua importância, tornou a certificação de sistemas de gestão da qualidade indispensável para as micro e pequenas empresas de todo o mundo.

A certificação da qualidade além de aumentar a satisfação e a confiança dos clientes, reduzir custos internos, aumentar a produtividade, melhorar a imagem e os processos continuamente, possibilita ainda fácil acesso a novos mercados.

Esta certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.

Entre modelos existentes de sistema da qualidade, destacam-se as normas da série ISO 9000.
Estas se aplicam a qualquer negócio, independentemente do seu tipo ou dimensão.

As normas desta série possuem requisitos fundamentais para a obtenção da qualidade dos processos empresariais.

A verificação dos mesmos através de auditorias externas garante a continuidade e a melhoria do sistema de gestão da qualidade.

Os requisitos exigidos pela norma ISO 9000 auxiliam numa maior capacitação dos colaboradores, melhoria dos processos internos, monitoramento do ambiente de trabalho, verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e entre outros pontos, que proporcionam maior organização e produtividade que podem ser identificados facilmente pelos clientes.

As pessoas e as empresas que buscam qualidade devem criar uma mentalidade que chamamos de “consciência da qualidade” com vistas em posturas de mudanças positivas e não impositivas.

Quando a implantação da Gestão da Qualidade ou de qualquer gestão é feita por razão e não por imposição, todo o mecanismo de implementação se torna fácil e acima de tudo, rentável.

Qualquer melhoria, pequena ou grande é bem-vinda.
Toda inovação deve ser conhecida, testada e se possível aplicada.

Uma organização que se propõe a uma gestão voltada para a "qualidade" por razão, ou seja, por consciência deverá entender que sua trajetória deve ser reavaliada sempre com vistas não apenas no cumprimento formal legal de procedimentos, e conformidades, mas sim, na real avaliação de {conteúdo x procedimento x resultado} o que torna o procedimento {consciente x sustentável}.

Na avaliação total da qualidade temos que  estabelecer e manter, além de tudo, um ambiente no qual as pessoas, trabalhando em equipe, consigam um desempenho eficaz na busca das metas e missões da organização.

Resumindo, a qualidade total retrata e conduz ao real significado da palavra:  “SUSTENTABILIDADE”.



Princípios da Gestão da Qualidade



A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas.

Desta forma, a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização. A saber:

Focalização no cliente: qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;

Liderança: cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;

Envolvimento das pessoas: toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de sãs habilidades para o benefício da organização;

Abordagem por processos: a abordagem por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados;

Abordagem sistêmica: a abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo;

Melhoria contínua: para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras e encantando-o (excedendo suas expectativas), é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do seu processo e produto/serviço;

Abordagem factual para a tomada de decisão: todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento;

Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: a organização deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitará a criação de valor.



Gestão da qualidade total

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como "total", uma vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, distribuidores e demais parceiros de negócios.

Compõe-se de diversos estágios, como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança.

A Toyota, no Japão, foi primeira organização a empregar o conceito de "TQM" superando a etapa do fordismo, onde esta responsabilidade era limitada apenas ao nível da gestão. No "TQM" os colaboradores da organização possuem uma gama mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Desse modo, a comunicação organizacional, em todos os níveis, torna-se uma peça-chave da dinâmica da organização.

Tem sido amplamente utilizada, na atualidade, por organizações públicas e privadas, de qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços. A conscientização e a busca da qualidade e do reconhecimento da sua importância, tornou a certificação dos sistemas de gerenciamento da qualidade indispensável uma vez que:

  • Aumenta a satisfação e a confiança dos clientes;
  • Aumenta a produtividade;
  • Reduz os custos internos;
  • Melhora a imagem e os processos de modo contínuo;
  • Possibilita acesso mais fácil a novos mercados.

A certificação permite avaliar as conformidades determinadas pela organização através de processos internos, garantindo ao cliente um material, processo, produto ou serviço concebido conforme padrões, procedimentos e normas.

Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a "qualidade total" tem consciência de que a sua trajetória deve ser reavaliada periodicamente.

O objectivo último das organizações humanas é assegurar a sobrevivência da espécie. Por analogia, a finalidade última de qualquer organização, nomeadamente de uma do tipo empresarial é sobreviver. A condição “sine qua non” para que uma empresa possa executar os objectivos pretendidos pelos seus proprietários, administradores ou accionistas é que ela exista, que esteja viva. Caso esta condição não se verifique, nenhum dos objectivos pode ser perseguido, muito menos alcançado.

A gestão da qualidade aponta para a preferência do consumidor, o que aumenta a produtividade, levando a uma maior competitividade e assegurando a sobrevivência das empresas. Podemos definir qualidade de inúmeras formas. Podemos considerar que é um atributo essencial e diferenciador de alguma coisa ou de alguém, como uma medida de valor ou excelência, como a adequação ao uso, tal como J.M.Muran a definiu, como “conformidade com as situações, nas palvras de P.B.Crosby, ou ainda, usando as palavras de Vicente Falconi, “um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende sempre perfeitamente e de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.

Os princípios básicos da qualidade total são:

  • Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;
  • Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro continuo obtido com o domínio da qualidade;
  • Identificar o problema mais crítico e solucioná-lo pela mais elevada prioridade (Pareto);
  • Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em factos;
  • Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados;
  • Reduzir metodicamente as dispersões por meio do isolamento das causas fundamentais;
  • O cliente é Rei. Não se permitir servi-lo se não com produtos de qualidade;
  • A prevenção deve ser a tão montante quanto possível;
  • Na lógica anglo-saxônica de “trial and error”, nunca permitir que um problema se repita;

A lógica para que as empresas se possam desenvolver de acordo com estes pressupostos é a lógica do PDCA (Plan; Do; Check; Act to correct).


sábado, 24 de março de 2012

Manual de orientação para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso




Caros alunos,



As presentes orientações têm por objetivo nortear sua produção acadêmica no que diz respeito às normas a serem seguidas. Tais normas devem ser utilizadas na formulação de seu artigo científico, a ser entregue à Faculdade Anhanguera de Santo André.



Buscando auxiliá-lo na elaboração de seu projeto de pesquisa e na seqüência do seu trabalho, vamos mostrar como você deve trabalhar, seguindo determinados passos.

Assim, esperamos contribuir para facilitar essa importante tarefa – que é uma das exigências para a conclusão do seu curso.



Os Alunos dos Grupos precisam elaborar um projeto de pesquisa que irá culminar na produção do artigo científico. Após ter elaborado seu projeto conforme orientações, os alunos dos Grupos irão escrever o seu artigo.







Etapas da construção do projeto de pesquisa



Primeiro passo: Escolha do tema Consiste na descrição do objeto de estudo, evidenciando qual a pesquisa pretendida.



Os pesquisadores devem levar em conta sua formação e/ou experiência profissional,

sua disponibilidade de tempo, bem como as suas concepções e tendências pessoais.



Se seu tema é muito amplo, você deve restringi-lo ou delimitá-lo, isto é, definir o que de fato deseja pesquisar, indagar, estudar, questionar, identificar, utilizar, esclarecer, aprofundar, aplicar etc.



Segundo passo: Problematização (ou situação-problema)

          Feita a escolha do tema, em seguida se efetuará a definição do problema (questão não resolvida que é o objetivo de discussão em qualquer área do conhecimento). A formulação do problema deve ser interrogativa, usando uma linguagem clara e objetiva.



Terceiro passo: Justificativa

         Após definir o problema da pesquisa, cabe aos alunos justificar as razões de sua escolha, ou seja, porque faz tal pesquisa, quais serão as contribuições de sua pesquisa para a área do conhecimento em que se insere, sua relevância sob o ponto de vista social e cientifico.



Quarto passo: Definição dos objetivos

          Os objetivos de estudo definem aonde se quer chegar com a pesquisa: para que fazer esse trabalho? Seu objetivo deve se referir ao saber – investigar, inquirir, indagar, estudar, pesquisar, questionar, identificar, utilizar, esclarecer, aprofundar, aplicar etc.



Objetivo geral

           O objetivo geral deve explicitar o que você pretende no seu trabalho.



Objetivos específicos

          Para o cumprimento do objetivo geral, os objetivos específicos devem manifestar as etapas previstas para completar a finalidade da proposta.



Quinto passo: questões a investigar ou hipóteses

          Quando o trabalho é uma pesquisa experimental, as questões se relacionam com o problema a ser defendido ou explicado. Qual a minha resposta provisória para o problema? As respostas são provisórias porque ainda não foram pesquisadas nem demonstradas. Assim, a investigação e a continuidade do processo de pesquisa irão explicar a hipótese, sua necessidade, sua verificação, sua comprovação ou falsidade.



No trabalho científico, as hipóteses ou questões a serem investigadas devem funcionar como explicação criativa e provisória de um fenômeno, até que os fatos, os dados evidenciados pela pesquisa venham a contradizê-la ou confirmá-la. Assim, as questões a investigar têm a função de orientar o pesquisador na direção daquilo que pretende explicitar ou demonstrar com a pesquisa.

Quando o trabalho for de natureza qualitativa, você deverá discorrer sobre o tema escolhido, aprofundando esse tema com as leituras realizadas.



Sexto Passo: Revisão de literatura ou fundamentação teórica

          Para direcionar o seu estudo, você deve fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o problema a ser pesquisado, o que envolverá uma revisão da literatura sobre o tema escolhido.

Escolhido o tema e, por meio da Problematização (definição do problema ou questão a ser investigada), esse tema tendo se tornado passível de ser pesquisado, deve-se agora desenvolver a fundamentação teórica. Devem ser investigadas as teorias, as teses, os pontos de vista existentes sobre o tema a ser pesquisado, os quais servirão de base ao seu estudo.



Sétimo passo: A metodologia é utilizada para facilitar o cumprimento dos objetivos. Pergunta-se: para realizar a pesquisa em torno de meu tema – problema/objetivo/

hipótese –, que procedimentos devo adotar? Como fazer para realizar a investigação?

Que passos devem ser dados? Nesse momento, é interessante consultar um livro de metodologia da pesquisa (vários deles são indicados nas Referências) para conhecer os métodos (os procedimentos mais amplos de raciocínio) e as técnicas (os procedimentos mais restritos, que se concretizam por meio de instrumentos adequados). Então, você

descobrirá qual a melhor metodologia a ser utilizada na sua investigação.



Oitavo passo: Cronograma de execução

          É o controle do tempo necessário para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa: como vou distribuir esse tempo? Em quanto tempo farei o trabalho? Que etapas serão agendadas durante a pesquisa?

O cronograma de execução deve ser elaborado com base nos prazos de orientação/

elaboração estabelecidos no calendário do curso.



Nono passo: Referência

          Consulta a todas as referências que possam esclarecer o problema a ser pesquisado: livros, revistas técnicas, periódicos, sites, fichário de biblioteca etc.

sexta-feira, 23 de março de 2012

FeedBack

 Caros Alunos,

Gostariamos que "Todos" comentassem  sobre o que acham do Professor, sua metodologia de ensino e o que esperam da materia.

É muito importante saber quais são suas expectativas sobre a didatica e o que esperam.

Paulo Cesar - Representante da Sala

ATPS - Implantação de Sistemas da Qualidade


ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS

CST em Gestão da Qualidade

4ª Série

Implantação de Sistemas da Qualidade

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem
desenvolvido por meio de um conjunto de atividades
programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.

Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
eficaz.

Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
relativos à profissão.

Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de
um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das
competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida
profissional.
AUTOR:
Bernardo De Filippis –
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências
e habilidades descritas a seguir.

Compreender a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade para as
Organizações.

Conhecer as principais ferramentas facilitadoras dos processos de gestão.

Conhecer os requisitos da Norma NBR ISO 9001:2008.

Desenvolver capacidade de gerenciar uma implantação de um Sistema de Gestão da
Qualidade.
DESAFIO
A equipe deverá desenvolver um projeto de implantação de um Sistema de Gestão da
Qualidade para as Organizações com base nas Normas de Gestão da Qualidade. O projeto
deverá contemplar de forma detalhada as etapas de implantação de um Sistema de Gestão da
Qualidade, (concepção, planejamento, execução, controle e encerramento) até a implantação
em uma empresa.
O projeto deve contemplar etapas como: capacitação dos funcionários da organização,
definição dos documentos do Sistema de Gestão da Qualidade, definição do alguns processos
da organização, bem como os seus objetivos da qualidade, auditorias internas da qualidade,
auditoria do Organismo Certificador, dentre outros que o grupo definir como importantes.
ETAPA  1

Aula-tema: Importância da Gestão da Qualidade e contextualização frente à
globalização, Competitividade e inovação, Evolução da Gestão da Qualidade,
Histórico revolução da qualidade e seus princípios
.
Esta atividade é importante para que você fixar conceitos de qualidade e os seus
benefícios para as Organizações e Sociedade.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
- Escolha a sua equipe de trabalho, a equipe deve ter no mínimo 5 e no máximo 8
alunos. Entregue ao seu professor os nomes e RAs dos alunos desse grupo. A equipe deverá
trabalhar junto até o final do desafio proposto.
Passo 2
– Com sua equipe, pesquise textos sobre a importância da qualidade de produto e
serviços para as Organizações e a sociedade; escolha dois autores que abordam a temática e
faça uma comparação entre suas definições de Qualidade. Indique sua fonte de consulta.
A equipe pode recorrer em literatura disponível na biblioteca da faculdade ou pesquisar nos
links abaixo:

A importância da Qualidade nas Organizações, disponível no link
<
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-importancia-daqualidade-
nas-organizacoes/28891/
>, acesso em 04 de Junho de 2010.
A importância da qualidade dos produtos para manter a competitividade das
organizações, disponível no link
<
http://www.revista.inf.br/adm11/pages/resenhas/ADM-edic10-anovinota01.
pdf
>, acesso em 04 de Junho de 2010.
A importância da qualidade para as empresas pernambucanas participantes do
Prêmio da Qualidade e Gestão Pernambuco – PQGP, disponível no link
<
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR470319_8384.pdf>, acesso
em 04 de Junho de 2010.
A qualidade na relação cliente-fornecedor interno (back room versus front office)
determinando a satisfação do cliente externo, disponível no link
<
http://www.sober.org.br/palestra/9/932.pdf>, acesso em 04 de Junho de 2010.
A importância da certificação de produtos e serviços, disponível no link
<
http://www.ncc.org.br/noticias_consulta.asp?action=consultar&codigo=21>, acesso
em 04 de Junho de 2010.
Proposição de um Plano para a Implementação da Gestão da Qualidade em uma
Empresa do Setor Metalúrgico Gaúcho, disponível no link
<
http://administradores.com.br/informe-se/producao-academica/proposicao-deum-
plano-para-a-implementacao-da-gestao-da-qualidade-em-uma-empresa-do-setormetalurgico-
gaucho/2772/
>, acesso em 04 de Junho de 2010.
Passo 3 –
Elabore um texto autoral baseados nas pesquisas realizadas no passo 2 com no
mínimo 15 linhas, sobre “A importância da Qualidade de Produtos e Serviços para as
Organizações e a Sociedade”.
Passo 4
- Com base no texto elaborado no passo 3, entreviste no mínimo 5 pessoas buscando
informações e suas opiniões sobre “A importância da Qualidade de Produtos e Serviços para
as Organizações e a Sociedade” e descreva estas opiniões. Entregue para seu professor o
texto elaborado e as informações coletas com a pesquisa.

ETAPA  2

Aula-tema: Ciclo PDCA.
Esta atividade é importante para que você compreenda o conceito de melhoria
contínua segundo metodologia do PDCA
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
- Identifique uma organização, pode ser de um integrante do grupo que utilize a
sistemática do ciclo PDCA. Descreva detalhadamente a empresa identificada (nome;

localização; segmento em que atua; porte/tamanho; missão e valores; justificativa da escolha
da empresa; nome e cargo do contato da equipe na empresa).
Passo 2
– Reúna-se com seu grupo e relate uma atividade que a Organização escolhida
aplicou o ciclo PDCA e quais foram os resultados alcançados
Passo 3
- Elabore junto com grupo um texto de no mínimo 10 linhas, abordando os benefícios
da aplicação do ciclo PDCA nas organizações.
Passo 4
- A equipe deve condensar os textos produzidos nos passos 3 e 4 da Etapa 1 e nos
passos 1, 2 e 3 produzidos nesta Etapa 2. O objetivo é a fixação dos conceitos e ferramentas
do Sistema de Gestão da Qualidade, preparação de um projeto de implantação de um
Sistema de Gestão da Qualidade em Organizações e execução do desenvolvimento da
proposta de trabalho apresentada no desafio.
Entregue o desafio ao seu professor com todos os passos resolvidos.
Fique atento às seguintes observações:
I.
Esse relatório deverá ser entregue ao seu professor, seguindo a padronização das
normas da ABNT, que está disponível no site:
<
http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas
/ index.html
>, acesso em 08 de junho de 2010.
II.
Certifique-se que todas as questões foram respondidas para a produção do relatório.
III.
O texto do seu relatório deve estar digitado. Faça uma última leitura para verificar se:
a) O relatório está completo;
b) A correção ortográfica foi feita;
c) Todos os nomes e RAs dos integrantes da equipe estão descritos.

ETAPA  3

Aula-tema: Instrumentos facilitadores dos processos de gestão da qualidade.
Esta atividade é importante para que você se familiarize com algumas ferramentas
facilitadoras dos processos da Gestão da Qualidade, como MASP, 8D, FMEA, Diagrama de
Causa x Efeito,CEP e 5S.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 –
Pesquise em grupo sobre os objetivos dos instrumentos facilitadores dos processos
de gestão da qualidade. Para isso, utilize material disponível na biblioteca sobre os assuntos
MASP, 8D, FMEA, Diagrama de Causa x Efeito, CEP e 5S ou acesse os sites indicados ou
outras fontes.

Contribuição da Metodologia de Análise e Solução de Problemas para a
Aprendizagem Organizacional, disponível no link
<
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2003_TR0201_1729.pdf>, acesso em 08 de
junho de 2010.
Toque de Qualidade, disponível no link <http://toquedequalidade.sercanconsultoria.
com.br/tudomasp.htm
>, acesso em 08 de junho de 2010.
Qualidade on line, disponível no link
<
http://qualidadeonline.wordpress.com/2010/01/05/metodologia-8-d-ou-solucaode-
problemas-em-8-disciplinas/
>, acesso em 08 de junho de 2010.
FMEA - Análise do Tipo e Efeito de Falha, disponível no link
<
http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/FMEA
v2.html
>, acesso em 08 de junho de 2010.
Como Tirar o Máximo Proveito do FMEA, disponível no link
<
http://www.ogerente.com.br/novo/artigos_ler.php?canal=15&canallocal=47&canal
sub2=151&id=831
>, acesso em 08 de junho de 2010.
Passo 2
– Em grupos, identifique uma organização que tenha implantado os programas 5S, e
a metodologia, descrevendo a empresa (nome; localização; segmento em que atua;
porte/tamanho; missão e valores; justificativa da escolha da empresa; nome e cargo do
contato da equipe na empresa).
Passo 3
– Descreva junto com seu grupo quais foram os benefícios que a empresa escolhida
pelo grupo teve com a implantação do programa 5S, quais foram as dificuldades
encontradas.
Passo 4
– Analisando a figura do link abaixo, identifique as possíveis causas que provocaram o
problema; para isso utilize a metodologia MASP ou 8D.

Fonte:
http://www.osvigaristas.com.br/imagens/trabalho-em-equipe-3493.jpg, acesso em 13 de
junho de 2010.

Elabore um relatório inicial com as informações acumuladas nesta etapa, que contribua com
a tarefa principal. Entregue o mesmo ao seu professor.

ETAPA  4

Aula-tema: Implantação da ISO 9001:2008.
Esta atividade é importante para que você conhecer o Sistema de Gestão da Qualidade
NBR ISO 9001:2008 e suas particularidades.
Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
– Elabore em grupo um texto de no mínimo 20 linhas sobre os itens da Norma NBR
ISO 9001:2008 e a sua aplicação nas empresas
Para esta atividade o grupo pode utilizar como fonte de pesquisa
Livro: CARVALHO, Marly. C. Gestão da Qualidade – Teorias e Casos. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2005) pág. 160 Capítulo 5 “Modelos Normalizados de Sistemas de Gestão”,
ou outras pesquisas realizadas.
O texto “Sistema de gestão da qualidade”, disponível no link
<
http://www.isotec-quality.com.br/normas/nbr_iso_9001_2008.pdf>, acesso em 06
de junho de 2010.
Passo 2
- Com base na figura 1 de Modelo de um sistema de gestão da qualidade baseado em
processo, na Norma ABNT ISO 9001, página vii ou no livro CARVALHO, Marly. C. Gestão
da Qualidade – Teorias e Casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005, pág.
162, Capítulo 5 “Modelos
Normalizados de Sistemas de Gestão”, o
grupo deverá reconhecer um processo (pode ser de
uma empresa de um dos participantes) identificando as entradas e suas saídas.
Passo 3
– Defina com base no processo do passo 2, dois indicadores para medir o
desempenho deste processo.
Passo 4
– Reúna-se com sua equipe para condensar os textos produzidos nos passos 2, 3 e 4
da Etapa 3 e dos passos 1, 2 e 3 das alcançadas nesta Etapa 4.
A equipe deverá apresentar um projeto de implantação de um Sistema de Gestão da
Qualidade para as Organizações com base nas Normas de Gestão da Qualidade, com todas
as etapas informadas no desafio.
O projeto deverá contemplar, de forma detalhada, as etapas de implantação de um Sistema
de Gestão da Qualidade, (concepção, planejamento, execução, controle e encerramento) até a
implantação em uma empresa.
Utilize como modelo e fonte de pesquisa:
“Projeto Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade ISSO 9001:2000 – Tiger
Computer & Tecnologia Ltda”, disponível para acesso através do link
http://tigerhost.com.br/registro/GrupoTiger_ISO.htm
> acesso em 06 de junho de
2010.

Implantação e certificação ISO 9001 em uma empresa de serviços de alimentação, no
link <
http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/1019.pdf>, acesso
em 06 de junho de 2010.
Modelo Padrão simplificado do processo de implantação do SGQ com base na NBR
ISO 9001, disponível no link <
http://www.gescam.com.br/projeto_iso_gescam.pdf>,
acesso em 06 de junho de 2010.
Livro: MARANHÃO, Mauriti – ISO Série 9000: Manual de Implementação. Rio de
Janeiro: Qualitymark, 2001, ou outras pesquisas realizadas.
O projeto deve contemplar etapas como: capacitação dos funcionários da organização,
definição dos documentos do Sistema de Gestão da Qualidade, definição do alguns processos
da organização, bem como os seus objetivos da qualidade, auditorias internas da qualidade,
auditoria do Organismo Certificador, dentre outros que o grupo definir como importantes.
Entregue o desafio ao seu professor, com todos os passos resolvidos.
Fique atento às seguintes observações:
I.
Esse relatório deverá ser entregue ao seu professor, seguindo a padronização das
normas da ABNT, que está disponível no site:
http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/
index.html -
acesso em 06 de junho de 2010.
II.
Certifique-se que todas as questões foram respondidas para a produção do relatório.
III.
A equipe pode recorrer à literatura disponível na biblioteca da faculdade e pesquisa
sempre mencionando a sua fonte.
IV.
O texto do seu relatório deve estar digitado.
V.
Faça uma última leitura para verificar:
d) Se o relatório está completo;
e) Se a correção ortográfica foi feita;
f) Se todos os nomes e RAs dos integrantes da equipe estão descritos.