Tema: Elaboração de Planejamento e Controle, MASP. 8D
Método de análise e solução de
problemas
O
método de análise e solução de problemas, também conhecido como MASP, é a
denominação que o QC-Story, método de solução de problemas de origem japonesa,
acabou sendo atribuída no Brasil.
O
MASP é um método prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o
desenvolvimento de um processo de melhoria num ambiente organizacional, visando
solução de problemas e obtenção de resultados otimizados. O MASP se aplica aos
problemas classificados como “estruturados”, cujas causas comuns e soluções
sejam desconhecidas, que envolvam reparação ou melhoria ou performance e que
aconteçam de forma crônica. Pode-se perceber que para serem caracterizados da
forma acima, os problemas precisam necessariamente possuir um comportamento
histórico. Devido à esse fato, o MASP se vale de uma abordagem que Parker
(1995) caracteriza como “reativa”, o que contrasta com a abordagem “proativa”
necessária aos problemas de engenharia ou de concepção.
A
introdução do QC-Story na literatura, o método é apresentado apenas como um componente
do Controle da Qualidade Total, um movimento de proporções muito mais amplas. O
método apresentado pelo autor é denominado de MSP – Método de Solução de
Problemas, que se popularizou como MASP - Método de Análise e Solução de
Problemas. Embora não ressalte as diferenças nos passos ou sub-passos das
abordagens, afirma que o Método de Solução de Problemas apresentado por ele “é
o método japonês da JUSE (Union of Japanese Scientists and Engineers) chamado
‘QC-Story’”. Talvez devido aos fatores históricos e influências culturais e
gerenciais, o MASP é o método de solução de problemas mais difundido e
utilizado no Brasil. Em Minas Gerais por exemplo, ele é empregado e discutido
em grupos de empresas e profissionais há mais de 20 anos.
O
MASP é um caminho ordenado, composto de passos e sub-passos pré-definidos para
a escolha de um problema, análise de suas causas, determinação e planejamento
de um conjunto de ações que consistem uma solução, verificação do resultado da
solução e realimentação do processo para a melhoria do aprendizado e da própria
forma de aplicação em ciclos posteriores. O MASP prescreve como um problema
deve ser resolvido e não como ele é resolvido, contrapondo dois modos de tomada
de decisão que Bazerman (2004) denomina de “modelo prescritivo” e “modelo
descritivo”. O MASP segue o primeiro modelo e por esse motivo é também definido
como um modelo racional. Partindo também do pressuposto de que toda solução há
um custo associado, a solução que se pretende descobrir é aquela que maximize
os resultados, minimizando os custos envolvidos. Há portanto, um ponto ideal
para a solução, em que se pode obter o maior benefício para o menor esforço, o
que pode ser definido como decisão ótima.
A
construção do MASP como método destinado a solucionar problemas dentro das
organizações passou pela idealização de um conceito, o ciclo PDCA, para
incorporar um conjunto de idéias inter-relacionadas que envolve a tomada de
decisões, a formulação e comprovação de hipóteses, a objetivação da análise dos
fenômenos, dentre outros, o que lhe confere um caráter sistêmico.
Etapas do MASP: Objetivos das
etapas
Embora sejam decorrentes
do mesmo conceito (PDCA), as etapas e passos do MASP encontrados na literatura
podem ter pequenas diferenças. Algumas etapas podem ser apresentadas juntas,
outras separadas, de acordo com a visão do autor mas, em geral, a estruturação
é a mesma. A estrutura de oito etapas apresentada abaixo é a mais conhecida e
mais utilizada em grupos de melhoria e em Círculos de Controle da Qualidade -
CCQs:
- Identificação do
problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância.
- Observação:
Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla
e sob vários pontos de vista.
- Análise: Descobrir as
causas fundamentais.
- Plano de ação:
Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais.
- Ação: Bloquear as
causas fundamentais.
- Verificação:
Verificar se o bloqueio foi efetivo.
- Padronização:
Prevenir contra o reaparecimento do problema.
- Conclusão:
Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro.
As oito etapas acima são
subdivididas em passos. A existência desses passos é o que caracteriza o MASP e
o distingue de outros métodos menos estruturados de solução de problemas, como
as Ações Corretivas, muito comumente usadas em organizações certificadas ISO
9001. Hosotani (1992) também descreve um método estruturado, com 28 passos
distribuídos nas oito etapas. No Brasil, foi o método de Kume (1992) que mais
teve aceitação, tornado popular por Campos (2004), cujas etapas e passos são
descritos a seguir.
Etapa 1: Identificação do
problema
A identificação do
problema é a primeira etapa do processo de melhoria em que o MASP é empregado.
Se feita de forma clara e criteriosa pode facilitar o desenvolvimento do
trabalho e encurtar o tempo necessário à obtenção do resultado. Charles F.
Kettering, cientista e inventor norte-americano, observa que “um problema bem
definido é um problema meio solucionado”.
A identificação do
problema tem pelo menos duas finalidades: (a) selecionar um tópico dentre uma
série de possibilidades, concentrando o esforço para a obtenção do maior
resultado possível; e (b) aplicar critérios para que a escolha recaia sobre um
problema que mereça ser resolvido.
Passos da Etapa 1 - Identificação do problema
Identificação dos problemas mais comuns
Levantamento do histórico dos problemas
Evidência das perdas existentes e ganhos
possíveis
Escolha do problema
Formar a equipe e definir responsabilidades
Definir o problema e a meta
Etapa 2: Observação
A observação do problema
é a segunda etapa do MASP e consiste averiguar as condições em que o problema
ocorre e suas características específicas do problema sob uma ampla gama de
pontos de vista. O ponto preponderante da etapa de Observação é coletar
informações que podem ser úteis para direcionar um processo de análise que será
feito na etapa posterior. Kume (1992) compara esta etapa com uma investigação
criminal observando que “os detetives comparecem ao local do crime e investigam
cuidadosamente o local procurando evidências” o que se assemelha a um
pesquisador ou equipe que buscam a solução para um problema.
Passos da Etapa 2 - Observação
Observação das características do problema
através de dados existentes
Observação do problema no local
Cronograma de trabalho
Etapa 3: Análise
A etapa de análise é
aquela em que serão determinadas as principais causas do problema. Se não
identificamos claramente as causas provavelmente serão perdidos tempo e
dinheiro em várias tentativas infrutíferas de solução. Por isso ela é a etapa
mais importante do processo de solução de problemas.Para Kume (1992) a análise
se compõe de duas grandes partes que é a identificação de hipóteses e o teste
dessas hipóteses para confirmação das causas. A identificação das causas deve
ser feita de maneira “científica” o que consiste da utilização de ferramentas
da qualidade (HOSOTANI, 1992), informações, fatos e dados que dêem ao processo
um caráter objetivo.
Passos da Etapa 3 - Análise
Levantamento das variáveis que influenciam no
problema
Escolha das causas mais prováveis (hipóteses)
Coleta de dados nos processos
Análise das causas mais prováveis;
confirmação das hipóteses
Teste de consistência da causa fundamental
Foi descoberta a causa fundamental?
Etapa 4: Plano de Ação
Segundo Ishikawa (1986),
“a descoberta de anomalias, se não for seguida da adoção das medidas
saneadoras, será algo inútil”. Assim, uma vez que as verdadeiras causas do
problema foram identificadas, ou pelo menos as causas mais relevantes entre
várias, as formas de eliminá-las devem então serem encontradas (PARKER, 1995).
Para Hosotani (1992) esta etapa consiste em definir estratégias para eliminar
as verdadeiras causas do problema identificadas pela análise e então
transformar essas estratégias em ação. Conforme a complexidade do processo em
que o problema se apresenta, é possível que possa existir um conjunto de
possíveis soluções. As ações que eliminam as causas devem, portanto, ser
priorizadas, pois somente elas podem evitar que o problema se repita novamente.
Passos da Etapa 4 - Plano de Ação
Elaboração da estratégia de ação
Elaboração do plano de ação
Negociação do plano de ação
Etapa 5: Ação
Na seqüência da
elaboração do plano de ação, está o desenvolvimento das tarefas e atividades
previstas no plano. Esta etapa do MASP se inicia por meio da comunicação do
plano com as pessoas envolvidas, passa pela execução propriamente dita, e
termina com o acompanhamento dessas ações para verificar se sua execução foi
feita de forma correta e conforme planejado.
Passos da Etapa 5 - Ação
Divulgação e alinhamento
Execução das ações
Acompanhamento das ações
Etapa 6: Verificação
A etapa 6 – Verificação -
do MASP representa sozinha a fase de check do ciclo PDCA e consiste na coleta
de dados sobre as causas, sobre o efeito final (problema) e outros aspectos
para analisar as variações positivas e negativas possibilitando concluir pela
efetividade ou não das ações de melhoria (contramedidas). É nesta etapa que se
verifica se as expectativas foram satisfeitas, possibilitando aumento da
auto-estima, crescimento pessoal e a descoberta do prazer e excitação que a
solução de problemas pode proporcionar às pessoas (HOSOTANI, 1992). Parker
(1995) observa que “nenhum problema pode ser considerado resolvido até que as
ações estejam completamente implantadas, ela esteja sob controle e apresente
uma melhoria em performance”. Assim, o monitoramento e medição da efetividade
da solução implantada são essenciais por um período de tempo para que haja
confiança na solução adotada. Hosotani (1992) também enfatiza este ponto ao
afirmar que os resultados devem ser medidos em termos numéricos, comparados com
os valores definidos e analisados usando ferramentas da qualidade para ver se
as melhorias prescritas foram ou não atingidas.
Passos da Etapa 6 - Verificação
Comparação dos resultados com a meta
estabelecida
Identificação dos efeitos secundários
A ação foi efetiva?
Etapa 7: Padronização
Uma vez que as ações de
bloqueio ou contramedidas tenham sido aprovadas e satisfatórias para o alcance
dos objetivos ela podem ser instituídas como novos métodos de trabalho. De
acordo com Kume (1992) existem dois objetivos para a padronização. Primeiro, afirma
o autor, sem padrões o problema irá gradativamente retornar à condição
anterior, o que levaria à reincidência. Segundo, o problema provavelmente
acontecerá novamente quando novas pessoas (empregados, transferidos ou
temporários) se envolverem com o trabalho. A preocupação neste momento é
portanto a reincidência do problema, que pode ocorrer pela ação ou pela falta
da ação humana. A padronização não se faz apenas por meio de documentos. Os
padrões devem ser incorporados para se tornar “uma dos pensamentos e hábitos
dos trabalhadores” (KUME, 1992), o que inclui a educação e o treinamento.
Passos da Etapa 7 - Padronização
Elaboração ou alteração de documentos
Treinamento
Registro e comunicação
Acompanhamento dos resultados do padrão
Etapa 8: Conclusão
A
etapa de Conclusão fecha o método de análise e solução de problemas. Os
objetivos da conclusão são basicamente rever todo o processo de solução de
problemas e planejar os trabalhos futuros. Parker (1995, p. 54) reconhece a
importância de fazer um balanço do aprendizado, aplicar a lições aprendidas em
novas oportunidades de melhoria.
Passos da Etapa 8 - Conclusão
Identificação dos problemas remanescentes
Planejamento das ações anti-reincidência
Balanço do aprendizado
O MASP é um método que
permanece atual e em prática contínua, resistindo às ondas do modismo,
incluindo aí a da Gestão da Qualidade Total, sendo aplicado regularmente até
progressivamente por organizações de todos os portes e ramos.
Elaboração de Planejamento e Controle
MASP – 8D
Planejamento e Controle
A importância de Planejar
“Planejar é antecipar-se aos eventos
futuros não para prevê-los e sim para lidar com eles. Planejar não é
adivinhação e sim usar as informações disponíveis e escrever sobre elas.
Planejar é cuidar do que possui e dos desejos e necessidades futuros. Planejar
é descobri-se capaz de olhar amanhã sem medo, apesar de toda a
imprevisibilidade.” Fabiano Calil
MASP - Método
de Análise de Solução de Problema
O MASP é um método
prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um
processo de melhoria num ambiente organizacional, visando solução de problemas
e obtenção de resultados otimizados.
O MASP prescreve
(Ordena, estabelece) como um problema deve ser resolvido e não como ele é
resolvido
A construção do MASP
como método é destinado a solucionar problemas dentro das organizações e que
passou pela idealização de um conceito, o ciclo PDCA
PDCA
O MASP formado por 8 etapas
1 - Identificação do problema
Definir claramente o problema e
reconhecer sua importância
2 - Observação
Investigar as características do problema
com uma visão ampla e sob vários pontos de vista
3 - Análise
Ú
Descobrir as causas fundamentais
4 - Plano de Ação
Ú
Conceber um plano para bloquear as causas
fundamentais
5 - Ação
Bloquear as causas fundamentais
6 - Verificação
Verificar se o bloqueio foi efetivo
7 - Padronização
Recapitular todo o processo de solução do
problema para trabalho futuro
8 - Conclusão
Ú
Identificação
dos problemas remanescentes
Ú
Planejamento
das ações anti-reincidência
Ú
Balanço do
aprendizado
Ótima pesquisa
ResponderExcluirCristina Ra: 1053015270
Esta pesquisa incluindo a ferramenta MASP e 8D, agrega bastante valores na Gestão da Qualidade.
ResponderExcluirRA: 2106181893
Olá......boa pesquisa.
ResponderExcluirEsqueceram a mais importante fase de conclusão.... reconhecimento, parabenização aos envolvidos e com isso, a renovação da motivação para novos projrtos de melhoria...
ResponderExcluirbem legal
Muito bom trabalho....
ResponderExcluirexcelente pesquisa!
ResponderExcluirÓtima pesquisa!
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